Conteúdos

csEhi0m0YBfPlOOXuqmtfP4EQMHui1WnltuuiHm6arNl4s8qJj_5.jpg

O que é gestão TEM?

A metodologia Telecom Expense Management (TEM) é o gerenciamento dos gastos, processos e recursos de telecomunicações. O principal objetivo é organizar todos os recursos de telecom, bem como identificar falhas e agilizar processos. Na metodologia TEM existem 3 pilares para sua implementação: processos, pessoas e sistema. Por meio da integração desses pilares é possível conquistar resultados positivos.

E como realizar a gestão de telecom baseado na metodologia TEM?

1) Mapeamento de recursos

O primeiro passo é realizar um diagnóstico de todo cenário de telecom da empresa. Começando pela identificação e organização de todos os contratos com as prestadoras de serviços de telecomunicações e seus respectivos dados. Por exemplo:

  • Quantos e quais recursos de telecom estão contratados pela sua empresa hoje? (Dispositivos móveis, linhas fixas e móveis e dados)
  • Qual valor da tarifa de cada serviço?
  • Quais os valores de assinatura?
  • Quais recursos estão ativos?


2) Qual o seu perfil de uso dos recursos?

É de extrema importância identificar quais são os ativos mais e menos usados, disponíveis, consumo, operadoras mais utilizadas e etc.  A partir disso você consegue ter uma visão do que está sendo gasto, como e onde.


3) Reveja e entenda os seus contratos

Ao analisar os passos anteriores, você já consegue realizar um comparativo entre o que contratou e o que está sendo utilizado. Mas, antes disso, você sabe o que realmente contratou? O que está sendo cobrado a mais? E o que não está sendo utilizado? Avalie o seu contrato e comece os comparativos.


4) O valor que você pagou nas faturas anteriores está correto?

Você sabia que, de acordo com o código de defesa do consumidor, é possível contestar os valores das faturas telefônicas de até 5 anos atrás? Portanto, após realizar os passos anteriores, comece a analisar suas faturas e contestar junto as operadoras.

Caso tenha interesse, clique aqui e baixe o e-book com dicas de como verificar se a fatura de telecom está correta. 


5) Realize a gestão de usos e custos

Após passar por todas estas etapas é importante definir políticas para otimização do uso dos recursos de telecom, Realizando o acompanhamento mensal a cada fatura, você começará a enxergar as melhorias.

Baseada na metodologia TEM a nossa gestão de telecom é dividida em cinco módulos, pelos quais mapeamos o direcionamento dos recursos e analisamos os contratos e faturas, adequando o uso ao perfil da corporação. Realizamos, ainda, o gerenciamento do uso e custos, e finalizamos direcionando o atendimento para módulo service desk.

Precisa de algum auxílio? Fale conosco!

Notícias relacionadas

Como avaliar a Gestão de Telecom da sua empresa
12/09
Como avaliar a Gestão de Telecom da sua empresa

A Gestão de Telecom envolve o estudo, planejamento e avaliação técnica e financeira de todos os recursos que englobam a telecom de uma empresa. É realizada a gestão da telefonia fixa e móvel à rede de transmissão de dados/internet e equipamentos.

Ler mais...
E como verificar se a sua fatura telefônica está correta?
13/04
E como verificar se a sua fatura telefônica está correta?

Com tantas informações que constam em uma fatura, como saber se o valor cobrado está correto? Você sabe se a fatura telefônica tem alguma cobrança indevida?

Ler mais...