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Entenda os 5 principais erros nas faturas telefônicas

Segundo a Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), as empresas de Telecomunicações estão entre as que mais lesam os consumidores no país, cobrando valores de serviços não contratados e muitas vezes desconhecidos. Além disso, você sabia que de 8 a 12% das faturas de telecom emitidas pelas operadoras apresentam erros de faturamento?

1) Erros em tarifas

O preço por minuto de chamada pode sofrer grandes variações, desde o valor “cheio”, ou seja, sem contrato negociado, até o valor inserido em planos corporativos negociados. Nas tarifas, por exemplo, é comum encontrar erros nos valores por minutos em chamadas corporativas. O que deveria custar, por exemplo, R$0,03 as operadoras acabam cobrando R$0,30. Ou seja, um valor 10x maior.

2) Cobrança de serviços não contratados

É fundamental estar sempre atento ao que a sua empresa contratou e assinou em contrato. Por diversos motivos, as operadoras de telefonia acabam incluindo valores inexistentes nas faturas que correspondem a serviços que a sua empresa nunca solicitou, ou até já cancelou. Por isso, é de extrema importância realizar um comparativo entre a fatura e o contrato negociado.

3) Informações imprecisas

Entender uma fatura telefônica não é tão fácil quanto parece. Isso se deve aos inúmeros planos existentes, a desorganização do layout das faturas e nomenclatura das informações. Visto isso, é cada vez mais complicado verficar a veracidade das informações apresentadas.

4) Inserção de linhas não contratadas

Com planos corporativos cada vez mais complexos e com o aumento do número de linhas nas corporações, é comum a inserção de mais linhas telefônicas do que o contratado. Este erro é cada vez mais frequente em função da falta de controle e conhecimento da maioria das empresas, quanto a interpretação das faturas telefônicas. Por isso, quanto maior for a sua estrutura de telecom é recomendável que busque uma empresa qualificada para auxiliar na gestão desses serviços;

5) Navegação avulsa mesmo com pacotes contratados

Pacotes contratados são os planos fechados que você tem direito a utilizar, por exemplo: o plano X contém 5GB de internet, portanto, o seu limite é esse. E a avulsa é quando você coloca crédito no celular, por exemplo, e a operadora cobra um determinado valor pela utilização, ou seja, você não tem um limite de dados. Esse controle é fundamental olhar a fatura e contratado para evitar essa divergência dos pacotes. Na maioria das empresas é estabelecido um valor no contrato, mas na hora de emitir a fatura a cobrança acontece em cima de valores diferentes.

Conheça nosso serviço de auditoria que pode ajudar você a identificar esses erros nas faturas atuais e retroativas!

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