Conteúdos

nO2DUvLW2G3c2QEny4G8bfuPcpzjtvOG9H8T3LHXgCZ8hwoGsV_automatizargestaodetelecom.jpg

Como avaliar a Gestão de Telecom da sua empresa

A Gestão de Telecom envolve o estudo, planejamento e avaliação técnica e financeira de todos os recursos que englobam a telecom de uma empresa. É realizada a gestão da telefonia fixa e móvel à rede de transmissão de dados/internet e equipamentos.

E como saber se essa gestão está sendo bem realizada?

Um dos principais impactos da Gestão de Telecom, diz respeito a parte financeira da empresa, pois a partir da reorganização dos recursos e investimentos, é possível notarmos já no curto prazo uma economia significativa. No entanto, é importante olharmos além e, prestarmos atenção também nas consequências no dia a dia dos funcionários e se de fato não há prejuízos na forma de utilização dos recursos de telecom em alguma área da empresa.

Como todo serviço, a Gestão de Telecom também deve ser avaliada de forma constante. Abaixo, citamos como você pode analisar a sua eficiência:

1) Uso excessivo de alguma ferramenta

Se os funcionários estão utilizando a telefonia fixa, móvel ou dados de forma excessiva, pode ser um sinal que pelo menos um desses três meios está falhando e, não consegue ser suficiente para atender às demandas da equipe. Por isso é de extrema importância você ter o conhecimento do seu perfil de uso de telecom e acompanhar as entregas por parte das operadoras.

2) Valores das faturas de telefonia

Após a implementação da Gestão de Telecom, você precisa estar atento quanto aos valores das faturas, se elas vão manter os valores previstos e contratados ou, se terão oscilações fora do comum. Caso valores diferentes apareçam, realize uma análise detalhada entre faturas x contratos com as operadoras, o custo de telecom de cada setor, linhas sem consumo e planos extras contratos. É importante o acompanhamento mês a mês, para nunca perder o controle.

3) Controle o seu inventário

Mais de 85% das empresas não conhecem os aparelhos que possui. E além disso, não sabem como cada um deles está sendo utilizado e muito menos os custos que geram para a corporação. Então, busque saber e manter atualizado quais e quantos aparelhos a empresa possui, com qual colaborador está e qual é o seu consumo individual. Assim, você conseguirá analisar os gastos e realocar os recursos necessários, além de prever a depreciação dos ativos.

Com essas dicas você consegue avaliar o quanto a Gestão de Telecom da sua empresa está sendo eficaz. É importante ressaltar que esse trabalho deve ser realizado mensalmente para poder embasar a tomada de decisão na redução de custos e também contribuir para uma melhor performance dos funcionários da empresa.

Notícias relacionadas

O que é gestão TEM?
26/06
O que é gestão TEM?

A metodologia Telecom Expense Management (TEM) é o gerenciamento dos gastos, processos e recursos de telecomunicações. O principal objetivo é organizar todos os recursos de telecom, bem como identificar falhas e agilizar processos. 

Ler mais...
E como verificar se a sua fatura telefônica está correta?
13/04
E como verificar se a sua fatura telefônica está correta?

Com tantas informações que constam em uma fatura, como saber se o valor cobrado está correto? Você sabe se a fatura telefônica tem alguma cobrança indevida?

Ler mais...